Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Imposto de Renda; Confira as dicas do Procon para fazer a declaração

  • Procon orienta sobre a declaração do imposto de renda. Facilidades prometidas em antecipações podem ser um péssimo negócio na restituição.

Publicidade
Março e abril são os meses definidos pela Receita Federal para os contribuintes enviarem sua declaração do imposto de renda do ano anterior. Porém os valores para quem tem direito a restituição só serão pagos entre os meses de junho e dezembro.
As instituições financeiras se aproveitam deste prazo e fazem diversas publicidades para convencer as pessoas a anteciparem a restituição e, assim, "resolverem" todos os seus problemas de falta de dinheiro.
 
Mas antes de optar pelas "facilidades" prometidas, a Fundação Procon-SP alerta que essa transação é um empréstimo e, como tal, tem juros e taxas. Alerta ainda que, antes de optar pela antecipação é aconselhável analisar se, no seu caso, é um bom negócio.
 
 
Veja as dicas da Fundação:
 
- Pesquise e compare a antecipação com outras linhas de crédito. Apesar de geralmente possuir juros menores que outras modalidades de empréstimo, é bom ficar atento ao Custo Efetivo Total (CET) da operação, pois não é apenas o valor dos juros que determina se um empréstimo é mais vantajoso que outro. As instituições financeiras cobram taxas e impostos para realizar este tipo de operação, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e tarifas bancárias, por exemplo;
 
- A malha fina pode causar um enorme transtorno para o consumidor que solicitar a antecipação, pois a demora para receber a restituição fará com que o contribuinte pague ao banco mais juros. É também por isso que o contrato deve ser lido e analisado antes de ser assinado, pois precisam estar especificadas quais serão as consequências caso o consumidor caia na malha fina;
 
- No contrato também devem constar informações sobre possíveis custos adicionais e juros que serão cobrados pelo período em que demorar para sair a restituição do consumidor.
 
Antes de optar pela antecipação lembre-se de que a restituição é um direito seu. Tenha paciência, pois o dinheiro vai ser depositado em sua conta. Evite pagar juros sem necessidade.
 

Fonte: Fundação Procon-SP

Última modificação: Quarta, 11 Março 2015 11:47
  • Pequena Descricao:

    Procon orienta sobre a declaração do imposto de renda. Facilidades prometidas em antecipações podem ser um péssimo negócio na restituição.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários