Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Lei que proíbe som alto dentro dos ônibus divide opiniões em Teresina

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Lei proíbe uso de aparelhos de celular em alto volume nos ônibus sem o fone de ouvido (Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)Lei proíbe uso de aparelhos de celular em alto volume nos ônibus sem o fone de ouvido (Foto:Gil Oliveira/G1)

A prática de incomodar o sossego dos outros passageiros ao ouvir música sem o fone de ouvido através do aparelho celular pode estar com os dias contados em Teresina. O poder público da capital já aprovou e sancionou a Lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros sem fones de ouvido dentro de ônibus, vans e metrô que são utilizados como transporte coletivo. O decreto também já fixou o valor de R$ 300 de multa aos infratores, mas apesar da imposição, a determinação ainda divide opiniões pelas ruas da cidade.

O comerciante Júnior Sousa diz que costuma usar o celular para ouvir músicas e sempre que  precisou usar o transporte público, não coloca o fone de ouvido. “Sempre uso o aparelho para ouvir músicas. Acho que é um direito meu escutar o que eu gosto, não posso ser obrigado a andar de fone de ouvido”, reclama Júnior.

Estudante aprovou nova lei em Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)Estudante aprovou nova lei em Teresina
(Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)

Para o estudante Renan Pereira, de 19 anos, a Lei é necessária e deve ser bem recebida pela população. “É errado as pessoas terem que escutar o barulho emitido por um celular de outra pessoa. Eu gosto de escutar música, mas sempre que faço isso estou com fone de ouvido para não incomodar ninguém”, descreve Renan.

Comerciário diz que não pode mais esquecer fone em casa (Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)Comerciário diz que não pode mais esquecer fone
em casa (Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)

O comerciário Felipe Monteiro confessou que ainda não sabia da lei, mas acredita ser uma boa iniciativa para educar as pessoas, o único problema será quando esquecer o fone em casa. “Escutar música ajuda a passar tempo durante a viagem de casa para o trabalho e vice versa. Não posso mais é esquecer o fone em casa, ele vai ter que ficar sempre conectado ao celular”, disse.

Sobre o desconforto de usar os fones, Felipe garante que não sente nenhum incomodo. “Sempre uso no volume baixo e me preocupo em utilizar acessórios que não machucam quando são colocados no ouvido”, conta Felipe.

Quem também aprovou a medida foram as vendedoras Lilian e Lyara que trabalham em uma loja que vende acessórios para celular. “As vendas de fones de ouvido são sempre grandes. Agora, com a nova lei, esperamos que o comércio aumente e possamos lucrar mais”, afirmaram.

A nova determinação já está em vigor e além das restrições ao ouvir música, também proíbe o uso do aparelho na função viva voz durante ligações. A única ressalva da lei é a inexistência de punição é para o motorista, caso queira ligar o sistema de som do próprio veículo.

Comerciantes esperam o aumento nas vendas de fone de ouvidos (Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)Comerciantes esperam o aumento nas vendas de fone de ouvidos (Foto: Gil Oliveira/ G1 PI)

A estudante Carla Roberta, de 18 anos, diz que a medida fere os direitos do cidadão e também questiona o fato de a Lei não valer para o som do próprio veículo. "Acredito que quem se sentir incomodado, bastaria pedir para baixar a música, não há necessidade de uma lei para isso. Se é para proibir porque o barulho incomoda os passageiros e atrapalha o motorista, o uso do som do próprio veículo também tem que ser proibido. Os condutores colocam músicas em um volume alto, que me incomodam e podem também tirar sua atenção ao mexerem no aparelho", reclama Carla.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários