Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Teresina comemora Dia da Animação em cadeia com outras 230 cidades

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

O Teatro do Boi, na Zona Norte de Teresina, recebe nesta terça-feira (28), às 19h30, uma sessão simultânea e gratuita, em cadeia com outras 230 cidades do Brasil, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. A atividade celebra o Dia Internacional da Animação.

Teatro do Boi, localizado no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina (Foto: Patrícia Andrade/G1)Teatro do Boi, localizado no bairro Matadouro,
Zona Norte de Teresina (Foto: Patrícia Andrade/G1)

A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O projeto foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e, além do Brasil, acontece em mais de 30 países no mundo todo, como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coreia do Sul.

No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas à preservação da natureza e ecologia. O objetivo do projeto é de proporcionar, às diversas cidades brasileiras, a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões, despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O evento traz um panorama da animação brasileira, apresentando não só curtas-metragens de diferentes locais do Brasil, como também produções que utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2D, animação direto na película e animação de areia. O júri de seleção foi composto por Alexandre Dubiela (MG), Nara Normande (PE), Sérgio Nesteriuk (SP), Márcia Deretti (GO) e Paulo Muppet (SP). A curadoria da Mostra Internacional foi selecionada pelos diretores Nara Normande (PE), Diego Akel (CE), Sávio Leite (MG) e Marcelo Marão (RJ).

O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários