Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Questões do Enem de artes e línguas estrangeiras exigem interpretação

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

O último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer muito preparo físico e atenção dos estudantes, que costumam ficar cansados com a extensa prova de códigos e linguagens. Além da tradicional redação, português e literatura, o candidato também terá questões de artes e língua estrangeira, podendo ser espanhol ou inglês. O G1 ouviu professores da área que destacaram a necessidade de interpretação para responder as alternativas.

FAÇA AGORA O ÚLTIMO SIMULADO DO ENEM

Espanhol
Segundo o professor de espanhol Jesieldo Lima, a prova de língua estrangeira do Enem não tem um conteúdo específico, pois abrange assuntos textuais. "O aluno hoje tem que gostar muito de ler e estar informado dos fatos especialmente na América Latina para responder as questões que são de interpretação", contou.

Professor de espanhol destacou a importância da interpretação dos textos (Foto: Catarina Costa / G1)Professor de espanhol destacou a importância da
interpretação dos textos (Foto: Catarina Costa / G1)
 
GUIA DO ENEM
Provas serão dias 8 e 9 de novembro
datas das provas edital do enem dicas para as provas como funciona a pontuação simulado e guia de estudos dicas em vídeos

Para o docente, o modelo do exame não desvalorizou a gramática que passou a cair de forma indireta, especialmente quando se trata de conjunções.

"O candidato tem que focar em textos, identificar as palavras chaves, saber a função da conjunção, ficar atento com os falsos amigos, que são palavras parecidas com o português e que têm outros signficados. O estudante precisa entender o contexto em que a palavra está inserida, especialmente nas charges", frisou.

Professor de inglês destacou o hábito da leitura para boa interpretação (Foto: Gustavo Almeida/G1)Professor de inglês destacou o hábito da leitura
para boa interpretação (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Inglês
Já na prova de inglês, a professora Liana Marques ressalta que o Enem costuma trazer apenas cinco questões relacionadas às diversidades linguística e cultural. De acordo com a docente, as alternativas são abordadas através de trecho de um poema, uma música, charge ou tema motivacional.

Professora lembra que artes é um código visual (Foto: Gustavo Almeida/G1)Professora lembra que artes é um código visual
(Foto: Gustavo Almeida/G1)

Para Liana Marques, o aluno que tem o hábito da leitura está dentro da concorrência. Segundo ela, muitas vezes o estudante entende o texto em inglês, mas faz a interpretação em português de forma errada. "Dificilmente acontece duas questões para um mesmo texto. O exame cobra principalmente a interpretação e como exercício o estudante tem que ler todo tipo de informação. Com a interdisciplinariedade o aluno precisa saber sobre atualidade, além da gramática", frisou.

No estudo da língua inglesa, a professora destaca a variação linguística cobrada dentro do contexto, como preposição, tempos verbais, voz passiva, discurso direto e indireto, artigos. "São questões interpretativas, não é que a gramática deixou de cair, ela agora é abordada de outra maneira e o aluno precisa estar atualizado", contou.

Artes
A professora Socorro Lopes lembra que o Enem costuma trazer questões com figuras artísticas e para responder a interpretação por parte do candidato é fundamental. "A arte é trabalhada na prova de modo meramente interpretativo. Trata-se de um código visual e o aluno precisa estar preparado para interpretá-lo", pontuou.

A educadora lembra aos estudantes que a arte é história e que ela marca todo o processo evolutivo da humanidade, dos primórdios até a contemporaneidade. Para ela, o estudante precisa ter um conhecimento básico dos estilos e das tendências artísticas que foram contempladas pelo homem em cada fase da história da arte.

"O aluno precisa ter uma visão conceitual da arte, além de saber ler as figuras apresentadas. Se ele souber fazer a leitura de um código visual, saberá desenvolver um conceito correto numa questão do Enem”, disse a docente.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários