Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Professor destaca importância do preparo físico para provas do Enem

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Guilherme disse que intercala estudos com basquete (Foto: Carlienne Carpaso/G1)Guilherme disse que intercala estudos com basquete (Foto: Carlienne Carpaso/G1)

Corpo e mente descansados. Essa é a dica básica dada pelo professor e coordenador de educação física, Edmilson Soares. Para ele, ter um bom preparo físico ajuda os candidatos a enfrentar a maratona de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor alerta sobre a importância das atividades físicas e a prática de esportes para descansar a mente e o corpo diante das longas horas de estudo nessa reta final de preparação para o exame.

 
GUIA DO ENEM
Provas serão dias 8 e 9 de novembro
datas das provas edital do enem dicas para as provas como funciona a pontuação simulado e guia de estudos dicas em vídeos

FAÇA O SIMULADO FINAL DO ENEM

Edmilson comentou que os estudantes precisam de um intervalo para relaxar porque passam sete horas diárias na escola; além de testar o conhecimento por meio de provas e simulados. “O aluno, para a preparação do Enem, tem uma carga horária muito grande. Ele precisa tirar o estresse de todo o estudo da química, da física e da matemática, por exemplo. Fazer educação física e ter uma aula de esporte o faz relaxar e retomar os estudos com muito mais ânimo”, explica o professor.

Natalia Micael joga handebol para aliviar tensão dos estudos (Foto: Carlienne Carpaso/G1)Natalia Micael joga handebol para aliviar
tensão dos estudos (Foto: Carlienne Carpaso/G1)

É justamente pensando em aliviar o estresse emocional provocado tanto pela carga de conteúdo como pela busca por  uma vaga em uma universidade pública, que os estudantes Guilherme Wallace, de 17 anos, e Natalia Mical, de 18 anos, encontraram no basquete e no handebol, respectivamente, a tranquilidade para encarar as mais de 100 questões.

Guilherme intercala rotina de estudos com basquete (Foto: Carlienne Carpaso/G1)Guilherme diz que basquete ajuda alivar a
ansiedade (Foto: Carlienne Carpaso/G1)

Natalia, que está no 3º ano do Ensino Médio, fará o Enem visando uma vaga no curso de Medicina. Há três anos ela pratica handebol e alerta que o esporte a ajuda a dinamizar os estudos. “Para mim o esporte ajuda e muito porque, às vezes, a gente fica com a mente muito tensa e, praticando o esporte, consigo relaxar e ficar ainda mais dinâmica para estudar”, declarou.

Já o estudante Guilherme, que tenta aprovação no curso de engenharia elétrica, disse que a melhor forma de relaxar diante da rotina diária de estudos é lendo outros conteúdos e jogando basquete. “Por incrível que pareça, eu me sinto muito mais cansado quando passo o dia todo estudando do que quando jogo basquete. Por isso, sempre busco jogar para me relaxar e retomar os estudos”, disse.

Professor Edmilson Soares (Foto: Carlienne Carpaso/G1)Professor Edmilson Soares
(Foto: Carlienne Carpaso/G1)

Dia da prova
O professor Edmilson Soares aconselha que os candidatos realizem de forma moderada algum tipo de atividade física para relaxar a mente devido à ansiedade para o exame. “Eu aconselho que pela manhã os candidatos pratiquem alguma atividade física de no máximo 30 minutos: jogar futsal, ir à academia ou fazer uma caminhada. Lembrando que essa atividade não é para cansar; é para relaxar”.

Ele também comentou que o ideal seria que todos os locais de prova disponibilizassem um educador físico para fazer um alongamento com os candidatos momentos antes de iniciar a prova e depois de transcorrido determinado espaço de tempo.

“Seria interessante que uma hora antes em todas as escolas tivessem um educador físico para fazer uma preparação, um bom alongamento com os candidatos, para que ficassem relaxados ao fazer a prova. Infelizmente, isso não acontece no Brasil, mas seria de bom efeito. Essa preparação também deveria ocorrer no meio da prova”, finalizou.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários