Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

'Ficar recluso para Enem é uma escolha', diz estudante sabatista do PI

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

  Estudante Sérgio Júnior Barbosa, de 19 anos, (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Estudante Sérgio Júnior Barbosa, de 19 anos, (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estudantes sabatistas, que devem guardar o sábado por motivos religiosos, farão as provas após o pôr do sol do sábado (3), ou seja, às  19h. Sérgio Júnior Barbosa, de 19 anos, é um desses estudantes. Mesmo tendo que ficar isolado por mais de seis horas para a realização do teste, ele deve entrar no local de prova junto com os demais alunos, ou seja, às 13h. Para ele a atitude não é um sacrifício e sim uma escolha.

 
GUIA DO ENEM
Provas serão dias 8 e 9 de novembro
datas das provas edital do enem dicas para as provas como funciona a pontuação simulado e guia de estudos dicas em vídeos

FAÇA O ÚLTIMO SIMULADO DO ENEM

“Ficar recluso para fazer o Enem não é uma obrigação e sim uma escolha que fiz. É cansativo permanecer isolado por mais de seis horas, já que em alguns locais a acomodação não é das melhores, em outros alojamentos é mais agradável e podemos nos preparar fisicamente e mentalmente”, relatou.

Isso acontece porque os chamados "guardadores de sábado" seguem à risca os ensinamentos da Bíblia no livro do Êxodo. O texto diz que, entre o por-do-sol da sexta-feira e o por-do-sol do sábado, as únicas atividades que devem ser feitas são as ligadas diretamente à adoração de Deus. Trabalho e outras tarefas para benefício próprio, portanto, não são realizadas por adventistas, judeus e seguidores de outras religiões que guardam o sábado.

Esta será a 4ª vez que o estudante fará o Enem e nos três que fez ele conseguiu aprovação. Segundo Sérgio Barbosa, a estratégia usada dessa vez foi de passar um ano frequentando sala de aula, mas não para ser aluno e sim para ser professor. “Desde junho do ano passado que eu venho frequentando a sala de aula para ensinar outros estudantes, dessa forma, também aprendo a cada assunto que passo”, explicou.

Sérgio Júnior Barbosa sonha com a aprovação em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele já foi aprovado uma vez na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas os pais não concordaram com a mudança de estado.

“Meus pais não concordaram a com a minha ida para a Paraíba, então, não pude fazer o curso. Agora adotei uma estratégia diferente. Fiz um concurso público e fui aprovado para o Rio de Janeiro. Estou só esperando a convocação e consequentemente esperarei também a aprovação no Enem para me mudar de vez”, disse o estudante.

Dica de estudo
Para quem pretende fazer o Enem, o estudante Sérgio Barbosa cita algumas dicas que podem ajudar. Para ele o fundamental é dedicação durante o ano que antecede o exame e pelo menos três horas de estudo por dia. “Quem pretende a aprovação é preciso estudo e dedicação. Passo pelo menos três horas por dia revisando assuntos e procurando algo novo. Dessa forma me dei bem nos três anos que fiz”, afirmou.

Ainda segundo ele, no dia da prova é importante o aluno está bem descansado e concentrado para a prova, além de trocar ideias com outros estudantes. “Procuro, sempre que posso, me reunir com amigos que farão o Enem para discutir assuntos que podem cair na prova, dessa forma, podemos aprender e conhecer outros assuntos”, finalizou o estudante.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários