Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

‘Precisamos redescobrir o encanto de transformar pessoas’, diz professor

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Em uma época de tanta violência, que acontece também dentro da escola, o professor termina se tornando uma peça muito mais importante, principalmente no processo educacional. Além de ser um dos principais responsáveis para tornar o ambiente escolar atrativo e significativo, é de responsabilidade do educador buscar atrativos para conquistar e incentivar o aluno. Especialistas afirmam que o trabalho com amor é a solução de muitos problemas.

Para o antropólogo e especialista em educação Benedito Carlos Araújo, o professor precisa redescobrir o encantamento, a magia e a arte de educar. “De maneira geral os alunos respondem muito bem ao professor que está muito estimulado, que ama a sua profissão e sobretudo os seus alunos, porque quando o amor acontece dentro do ambiente de sala de aula o processo cognitivo e educacional do aprendizado também acontece. Como o processo de violência é um processo de reação às condições adversas da escola, como falta de estrutura, isso faz com que alguns alunos se revoltem, mas com uma escola agradável, interessante, que se preocupa com a formação do cidadão tem uma visão totalmente diferente”, disse.

Em relação aos professores que já sofreram algum tipo de agressão dentro da escola, o professor destaca a importância de uma maior segurança para o profissional e uma reação mais coercitiva e forte. “São pouco os alunos que são assim, mas eles atrapalham, por isso tem que se ter uma reação mais forte com esses alunos. Mas de modo geral os alunos querem alguma coisa com a escola e muitos deles buscam a escola, pois é o único que pode dar um futuro e uma esperança para esses alunos”, relatou.

Ainda segundo o especialista, a história do Brasil é uma história de violência e a cultura é também de violência. “No Brasil desde o início, da chegada dos portugueses, é registrado uma cultura de violência. O tratamento dos portugueses com os índios, a corrupção dos políticos e a escola como uma instituição da sociedade infelizmente não fica de fora disso”, explicou.

Segundo o especialista, a saída para mudar essa realidade de violência do Brasil seria o professor redescobrir a sua profissão, tem que se revalorizar, porque o estado e o governo não farão isso, pois não é interesse do governo. O professor tem que encantar a sua profissão redescobrir a arte, a magia de dar aula e de mudar a vida das pessoas, de trasnformar elas”, contou.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários