Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Carreta da Mulher atende aposentada que nunca fez uma mamografia no PI

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Há quase dois meses rodando o Piauí, a Carreta da Mulher, equipada com um mamógrafo, já rodou 2.700 quilômetros, passando por sete cidades e atendendo 1.200 mulheres. Por semana o caminhão tem capacidade para realizar duzentas e cinquenta mamografias. Os resultados são analisados por médicos especialistas que ficam em Teresina, que diante de qualquer alteração, encaminham a paciente para o serviço público especializado.

A carreta deu oportunidade para que pessoas como a aposentada Precila Maria de Jesus pudessem realizar o exame pela primeira vez. "Eu disse graças a Deus que agora eu vou saber "cuma"(sic) é um exame desse de mama, porque eu nunca fiz uma exame desse", afirmou

Outra beneficiada é a costureira Ana Francisca Pereira de Sousa, que não precisou se deslocar até a capital Teresina para fazer o exame, como aconteceu com suas duas filhas, que tiveram câncer de mama e precisaram viajar 427 km para conseguirem diagnosticar a doença.
"Cuidei da primeira e tô(sic) cuidando da outra e com fé em deus vai dar tudo certo”, disse.

Preocupada, dona Ana também quis fazer o exame mas não precisou viajar, pois o caminhão da mulher estava em sua cidade. “Eu fiquei feliz. Você tá prevenindo uma coisa que poderia acontecer pior mais na frente, né?”.

A iniciativa da carreta partiu de uma Fundação Maria Carvalho que atende vítimas da doença, em Teresina. Segundo a instituição, com apenas este caminhão, é possível dobrar o número de exames realizados por ano.

"Nós estamos aumentando a possibilidade de diagnóstico precoce que é de interesse para a cura da doença e de interesse para o estado,  que há uma diminuição dos custos de tratamento e de interesse da própria mulher que tem a chance maior de vida, que é tudo o que nós desejamos."


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários