Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Conheça as 'três capitais' que entraram para a história do Piauí

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Conheça as 'três capitais' que entraram para a história do Piauí - 2.5 out of 5 based on 2 votes
Publicidade

Dentre tantas cidades, o Piauí teve três que ganharam um destaque maior ao longo da história. Os municípios de Parnaíba, Oeiras e Teresina tornaram-se referência seja por sua relevância histórica ou potencialidade para o desenvolvimento econômico do estado. Logo, os moradores que vivem nestas cidades levantam a bandeira do seu município e apresentam diversos argumentos para que elas se tornassem ou continuassem sendo a capital do Piauí.

Primeira capital - Oeiras

Igreja de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras (Foto: Gilcilente Araújo/G1)Igreja de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras (Foto: Gilcilente Araújo/G1)

Em 1718, Oeiras fazia parte da Capitania do Piauí e por ser a única cidade do estado, tornou-se a primeira capital. Mas, segundo o historiador Fonseca Neto, desde o ano de 1728 pensava-se em mudar a capital de Oeiras para uma localidade que melhor contribuísse para o desenvolvimento econômico do estado.

Maria Augusta diz que Oeiras deveria continuar capital do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Maria Augusta diz que Oeiras deveria continuar
como capital do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Para Maria Augusta, professora de História na cidade de Regeneração, Oeiras é a verdadeira capital do Piauí.

“A cidade de Oeiras é que deveria ser a capital do estado. Na época da mudança, ninguém imaginou que a alteração traria prejuízos o meio ambiente, o rio Parnaíba que foi o motivo da alteração encontra-se poluído e prestes a secar, por isso defendo que Oeiras continuasse sendo a capital e assim teríamos o contexto histórico preservado”, afirmou Maria.

Segunda capital
Teresina tornou-se capital do Piauí no dia 16 de agosto de 1852, sucedendo Oeiras. A segunda capital piauiense foi escolhida sede do governo porque está  próxima a navegabildiade dos rios e ao então comércio de Caxias, no Maranhão, considerado o principal da época.

Pôr do Sol e a Ponte Metálica de Teresina formando um verdadeiro colírio para os olhos dos teresinenses (Foto: Eudes Soares)Pôr do Sol e a Ponte Metálica de Teresina formando um verdadeiro colírio para os olhos dos teresinenses (Foto: Eudes Soares)

A mudança de capital teve como principais pontos os fatores que faltavam em Oeiras. No entanto, a alteração da sede da província ocorreu sob diversos protestos dos oeirenses que não aceitavam a transferência. Teresina é conhecida por Cidade Verde e seu nome é uma homenagem a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado a mudança da capital com o imperador Dom Pedro II.

Para Thais Mayra, Teresina foi a escolha certa para capital do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Para Thais Mayra, Teresina é a melhor escolha 
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A estudante Thais Mayra defende que a  mudança de capital foi a melhor possível por causa das oportunidades de negócios.

“Apoio a permanência de Teresina como sede do estado, pois assim manteríamos o patrimônio cultural, arquitetônico e social de Parnaíba, pois a cidade serviria apenas como local para visitação e Teresina continuaria sendo uma capital de negócio” , declarou Thais Mayra Paz, saoraimundense e estudante de turismo da Universidade Federal. 

Parnaíba
A cidade recebeu os primeiros movimentos libertários em prol da Independência do Piauí. Além disso, Parnaíba possui a única área litorânea do estado. Esses são os dois principais motivos que levariam a cidade ao posto de capital.

Porto das Barcas, um dos pontos mais atrativos da cidade de Parnaíba (Foto: Morais Brito)Porto das Barcas, um dos pontos mais atrativos da cidade de Parnaíba (Foto: Morais Brito)

No entanto, a cidade litorânea não foi escolhida capital porque o litoral era muito pequeno e, como ficava na ponta do mapa, era uma grande distância para as demais cidades, como no extremo Sul. Por isso, não seria uma boa escolha para o desenvolvimento econômico do estado como um todo. Porém, muitos são os moradores que defendem ser Parnaíba a capital do Piauí.

Joseane defende a cidade de Parnaíba como capital do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Joseane defende Parnaíba como capital do Piauí
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A parnaibana Joseane Sousa defende que a cidade natal deveria ser consagrada como capital do estado.

“Parnaíba deveria ser a capital do Piauí porque somos o único estado do Nordeste onde a sede do estado não é no litoral. Acredito se fosse aqui, teríamos um estado mais desenvolvido porque o turismo iria alavancar nossa economia”, defende Joseane Sousa, estudante de turismo da Universidade Federal.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários