Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Fiéis fazem tapete de 100m para celebrar Corpus Christi em Teresina

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade
Fiéis fazem 100 metros de tapete de serragem no dia de Corpus Christi em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Fiéis fazem de tapete de serragem no dia de Corpus Christi em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Fiéis acordaram mais cedo neste feriado de Corpus Christi em Teresina para confeccionar os tradicionais tapetes por onde devem passar o arcebispo da cidade, Dom Jacinto Brito, e os ministros de eucaristia durante a procissão que será realizada nesta quinta-feira (19). Segundo Célia Moraes, uma das paroquianas da igreja de Nossa Senhora das Dores, os voluntários construíram 100 metros de tapete usando  pó de serragem, pó de café, anilina, álcool , pedras e flores. O ato litúrgico acontecerá por volta das 16h e em seguida, às 17h, será realizada a procissão até a Igreja São Benedito, Centro da capital.

Fiéis fazem 100 metros de tapete de serragem no dia de Corpus Christi em Teresina  (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Fiéis fazem 100 metros de tapete de serragem em
Teresina(Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Segundo Célia Mores, uma das paroquianas da igreja de Nossa Senhora das Dores, os voluntários utilizaram 25 sacos de serragem, 15 litros de álcool, 50 vidros de anilina e 30 tintas em pó. “Além das ajudas das pessoas que participam de grupos na igreja também contamos com a doação de empresas que nos cederam alguns materiais para confeccionarmos os  desenhos”, disse.

Fiéis fazem 100 metros de tapetes de serragem no dia de Corpus Christi em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Fiéis fazem 100 metros de tapetes de serragem
em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Célia Moraes contou que os desenhos são feitos pelas mãos dos fiéis e para eles há um significado especial.“Assim como as pessoas realizavam uma festa com galhos para receber Jesus Cristo, o ato feito atualmente é uma demonstração de que os católicos estão abertos para receber Jesus Cristo que passa no cortejo triunfal”, afirmou a paroquiana.

Os voluntários revelaram que a produção de tapetes iniciou há cinco anos e com o passar dos tempos, eles aumentam o tamanho dos desenhos. “Nós primeiros anos fizemos os tapetes muitos pequenos porque eram apenas uma simbologia, mas com o passar do tempo fomos aumentando o tamanho dos tapetes tanto que para o próximo ano vamos solicitar da prefeitura de Teresina a interdição de algumas ruas localizadas ao redor da igreja para fazermos os tapetes”, revelou.

A Igreja Católica estima que cerca de cinco mil fieis devem participar da missa e da procissão nesta quinta-feira.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários