Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Ler de tudo e treinar a escrita podem ajudar os alunos na redação do Enem

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixa vários estudantes com medo. Programada para o segundo dia do exame, 9 de novembro,  o teste exige competências específicas e atenção. Para os estudantes não se perderem na hora de começar a escrever, o G1 conversou com o professor de Redação e Língua Portuguesa, João de Andrade Ribeiro Junior, que há 26 anos prepara alunos para desenvolver uma boa história. O professor listou algumas práticas para a redação não parecer tão assustadora.

Professor João de Andrade Ribeiro Junior (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Professor João de Andrade Ribeiro Junior
(Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Leia de tudo e treine escrita
O professor relatou que a leitura dos jornais, revistas e dos principais sites na internet é fundamental para se preparar para a redação. “Ajuda no treino de vocabulário e na busca dos assuntos principais que estão em ascendência”, alertou.

 
GUIA DO ENEM
Provas serão dias 8 e 9 de novembro
datas das provas edital do enem dicas para as provas como funciona a pontuação simulado e guia de estudos dicas em vídeos

Para desenvolver uma boa redação é sempre importante procurar a ajuda de um profissional e treinar semanalmente. “Redigir um texto, preferencialmente, três dias por semana e submetê-lo à avaliação de um professor é fundamental, ou seja, procure ajuda de um educador para passar as atividades relacionadas aos textos. Mesmo faltando pouco mais de um mês para o exame, ainda dá tempo de estudar e buscar textos”, disse.

Planejamento
O professor alerta os alunos para não deixa a redação para o final. “As provas de Linguagens e de Matemática são de adesão, ou seja, adere-se à resposta correta, que já se encontra entre as cinco alternativas. A redação é de criação, não há uma resposta correta pronta. É preciso criar, deve-se reservar, no mínimo, uma hora para apropriar-se do tema, fazer o rascunho e passar a limpo”, contou o professor.

De acordo com o João Andrade, além de considerarem uma extensa tabela na qual são listado os critérios de avaliação, quem corrige examina o texto do candidato para saber qual o grau de domínio da norma padrão da língua escrita e as aplicações dos conceitos.

“É importante que o aluno compreenda a proposta de redação e aplique conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo e argumentativo. Selecione, relacione e organize as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”, explicou.

O professor arriscou alguns temas que possivelmente podem cair na prova. “É importante que o candidato esteja por dentro de tudo que acontece no país, de interesse social e de grande repercussão na mídia. Os principais assuntos que estão sendo bastante discutidos é a falta de água no planeta, destino do lixo, ou seja, existe uma lei que proíbe a existência de lixões dentro da zona urbana, novas tecnologias ou mobilidade urbana”, arriscou Andrade.

Veja abaixo todos os temas que já caíram na prova de redação do Enem:

OS TEMAS DE REDAÇÃO DE TODAS AS EDIÇÕES DO ENEM ANO TEMA   ANO TEMA 1998 Viver e aprender   2006 O poder de transformação da leitura 1999 Cidadania e participação social   2007 O desafio de se conviver com as diferenças 2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional   2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar 2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?   2009 O indivíduo frente à ética nacional 2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?   2010 O trabalho na construção da dignidade humana 2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo   2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado 2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação   2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21 2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira   2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários