Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Vacinação antirrábica deve imunizar 120 mil animais em Teresina

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

A Campanha de vacinação antirrábica será aberta oficialmente no sábado (20) às 9h30, na Praça dos Correios, no bairro Dirceu II, na Zona Sudeste de Teresina. A expectativa é que cerca de 120 mil cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva na capital.

Começa em São Luís campanha de vacinação em animais de casa em casa (Foto: Reprodução/TV Mirante)Começa a campanha de vacinação em animais
(Foto: Reprodução/TV Mirante)

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, serão montados pelo Centro de Zoonoses 370 postos de vacinação, que irão funcionar das 8h às 17h, em diferentes bairros da capital. “Esta é a primeira etapa da campanha. Teremos mais duas etapas na zona rural, dias 11 e 18 de outubro, onde realizaremos a vacinação de casa em casa”, afirmou.

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar o animal de forma adequada: cães devem estar com coleiras e guias; gatos, em caixas para evitar fugas e acidentes. Os animais podem ser vacinados a partir dos três meses de idade.

A raiva é uma doença causada por um vírus que se instala e se multiplica nos nervos periféricos e no sistema nervoso central dos animais e, posteriormente, atinge as glândulas salivares onde se multiplica e se propaga. A doença pode contaminar o homem através de mordidas, lambidas ou feridas abertas.

Desde 1986, Teresina não registra casos de Raiva em seres humanos. No Piauí, dois casos da doença em humanos foram registrados em 2013, ambos em consequência do contato com animais silvestres. O primeiro ocorreu em Parnaíba, e o segundo no município de Pio IX. Ambos foram desencadeados pela mordida de saguis, animais muito presentes em parques, praças e até mesmo nos quintais de casas.

A Gerente do Centro de Zoonoses, Oriana Bezerra, alertou que a vacina contra a raiva não imuniza animais silvestres. “O correto é não criar estes animais em casa. Eles representam um risco a saúde”, destacou.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários