Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Exames que detectam tuberculose voltam a ser realizados em Teresina

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

O Laboratório Central do Piauí deu início nesta semana ao teste rápido molecular que detecta a tuberculose. No começo da semana chegaram duas novas máquinas que são responsáveis pela realização do exame. O teste foi suspenso em agosto deste ano por falta de material essencial e a previsão de retorno era apenas para junho do próximo ano.

Os novos equipamentos do Laboratório Central passaram a funcionar tem cerca de um mês. O setor foi automatizado o que melhorou significativamente na realização dos exames que antes demoravam 90 dias para ter um resultado, agora são apenas 25 dias. A novidade é a possibilidade de realização de um teste rápido.

Segundo Simonara Medeiros, farmacêutica-bioquímica, com a automação agora é possível liberar um resultado em tempo hábil o que possibilita que o paciente inicie o tratamento. “Com esse tratamento iniciado o quanto antes é possível que o paciente quebre a cadeia de transmissão para outras pessoas. É possível também agora com o teste rápido molecular avaliar a resistência da bactéria e a principal droga utilizada no tratamento”, explicou.

Em 2013 foram registrados no Piauí 1.002 casos novos de tuberculose. Em Teresina, já foram notificados 131 casos somente este ano. Em agosto deste ano o Bom Dia Piauí mostrou a situação de pessoas que tiveram que pagar para realizar o teste, pois a rede pública não estava oferecendo o exame por falta de material.

A dona de casa Arlete Amorim teve que pagar para realizar o seu exame e agora comemora a volta e a agilidade para realização do exame. “Foi uma vitória para toda a população. Muita gente precisa desse diagnóstico e não tem como pagar. Temos que lembrar também que o exame veio muito mais modernizado e mais rápido”, disse.

A tuberculose é uma doença grave e pode levar à morte, por isso é importante ficar atento aos sintomas como tosse com expectoração, perda de peso e febre.

 


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários