Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Aprenda a controlar gastos com a Cartilha do Planejamento e Orçamento

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

As dívidas e descontrole nas contas estão associados a falta de planejamento. Pensando nisso, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC) elaborou a cartilha do 'Planejamento e Orçamento Familiar', no qual ensina a planejar, organizar, controlar e analisar as finanças pessoais.

Elias Caddah explica que é preciso verificar todas as receitas líquidas (Foto: Catarina Costa/G1)Elias Caddah explica que é preciso verificar todas
as receitas líquidas (Foto: Catarina Costa/G1)

Para o presidente do CRC-PI, Elias Caddah, o principal vilão do descontrole nas contas é facilidade do consumo. "Hoje é fácil obter crédito e o comércio lhe impulsiona a comprar. Com tudo isso a pessoa acaba não tendo o controle efetivo dos seus gastos e acabam gerando dívidas que quando aparecem, vem acumulando e quando o consumidor observa estar ganhando menos do que poderia gastar", destacou.

Elias Caddah explica que para um bom planejamento é preciso verificar todas as receitas líquidas, porque há desconto no salário, e dá prioridade aos gastos fixos. "Estas despesas são aquelas que temos todos os meses, como energia, água, telefone, escola, alimentação, aluguel para que não tem casa própria", informou.

Para o especialista, ao anotar os gastos fixos o consumidor se planeja e a sobra do salário pode ser utilizada com lazer, passeios ou produtos desejados e que não tem tanta necessidade. Elias lembra que todos as despesas devem ser registradas na Planilha de Orçamento Familiar.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários