Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Começa a colheita da carnaúba em Campo Maior, no Norte do Piauí

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Palmeira que chega a 15 metros de altura, a carnaúba é símbolo de Campo Maior, a 80 km ao norte de Teresina.  Na cidade de pouco mais de 45 mil habitantes, é conhecida também como árvore da vida. Um potencial de aproveitamento que não se esgota, mesmo durante a estiagem.

“É uma arvore que resiste a seca porque tem muita raiz que puxa a água de locais mais profundos, mantendo sempre a coloração do verde”, disse o extrativista, Marcos Fernandes.

No Piauí, a seca não afetou a extração da palha da carnaúba.  Atualmente, mais de 100 mil pessoas sobrevivem dessa atividade em 145 municípios do estado. Essa gente, que enfrenta o sol forte, todos os dias, ajudou no ano passado. O Piauí foi classificado como o segundo estado produtor e exportador da cera de carnaúba do brasil.


Apesar de gerar tanta riqueza, o extrativista não tem renda certa.  A regulamentação da profissão virou bandeira de luta em campo maior. “no ano passado nós fizemos um acordo coletivo para que os trabalhadores do ramo se tornassem reconhecidos, pois assim como a importância do produto, o extrativista também tem suas importâncias” afirmou Francisco Soares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior.

Esse reconhecimento beneficia toda uma cadeia produtiva.  Da palha, o que não vira cera, serve como adubo orgânico para a lavoura.  Nas mãos de gente como Pedro Sebastião, de 69 anos, a palha é usada para a confecção de abanos e sacolas. “Essa atividade estar cada dia mais se acabando. O pessoal dessa nova geração não tem mais interesse, só querem facilidade”, criticou.

Em outras comunidades, a palha da carnaúba é transformada em vassoura.  No assentamento Caldeirão, a 17 km da cidade, o ofício sustenta cerca de 30 famílias.

Cada pacote com 50 vassouras custa R$ 20.  A família de Lúcia de Oliveira chega a fazer mais de 500 vassouras num único dia.  As 4 mil que estão no barracão, já tem destino certo. “Aqui vai para a cidade de Altos e para o estado do Maranhão. quando a oferta aumenta aparece também mais compradores”, afirmou a trabalhadora.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários