Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Quase 7 mil eleitores com deficiência votarão em seções adaptadas no PI

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral. A resolução prevê diferentes medidas para melhorar o acesso ao voto. Para as eleições de outubro, no Piauí, foram adaptadas 33 seções. Quase 7 mil eleitores com algum tipo de deficiência estão aptos a votar.

Carla Cléia, da Associação dos deficientes, afirmou que sempre foi e é muito difícil se locomover, pois sempre esbarra em alguma dificuldade que vive desde criança por causa de uma paralisia infantil. “São obstáculos de toda natureza tanto arquitetônicos como atitudinais. Nós ainda vivemos em uma sociedade que tem preconceitos, onde a gente luta diariamente por lugares acessíveis, por um pouco de acessibilidades”, explicou.

Carla, como todo brasileiro, também é obrigada a votar e ela passou dez anos indo a uma Zona Eleitoral que nunca ofereceu acesso aos deficientes físicos. Este ano será a primeira vez que ela vai votar em uma escola Eleitoral especial. “Eu apenas justifiquei com a minha presença e o meu caso foi solucionado, por isso eu peço aos amigos com deficiência que procurem a Justiça Eleitoral, fale da sua dificuldade, pois na medida do possível eles estão resolvendo”, contou Carla.

Segundo a Justiça Eleitoral, no Piauí existem 6.763 pessoas com algum tipo de deficiência e que vão votar em uma das 33 seções adaptadas. Só em Teresina são 4.390 eleitores especiais. “São as rampas para o acesso de cadeirantes, no térreo e que seja de fácil acesso. Eles serão conduzidos por um mesário ou por um parente próximo até a urna e terão preferências nesses locais. Depois de votar alguém vai retirá-lo de lá no caso dos deficientes visuais”, disse o juiz eleitoral Raimundo Holland.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários