Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Agricultores esperam há um ano receber pagamento do Governo

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

Agricultores do Piauí reclamam que estão há um ano sem receber o pagamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Os trabalhadores rurais revelam que entregaram a mercadoria para o Governo, mas ficaram no prejuízo, porque não receberam o pagamento. Outro problema é o acumulo da produção, já que o Governo não está mais interessado em comprar as hortaliças e por isso, parte da produção está indo para o lixo.

A agricultora Maria de Lourdes Coutinho relata que plantou em sua horta comunitária quento, alface e berinjela, mas acabou perdendo toda o cultivo. “Mais de 10 canteiros que havia plantado tiveram que ser jogados fora, porque não temos compradores e nem mesmo dinheiro, para pagar um transporte e fazer uma doação”, revela Maria.

Além de Maria Lurdes, outros 35 agricultores que fazem parte do PAA na comunidade Soinho, Zona Rural de Teresina, enfrentam a mesma situação. “Estamos com as dispesas no limite. Não temos onde botar tanto alface, temos que colher e jogar fora, depois plantar de novo e torcer para ter comprador”, conta o agricultor Evangelista Silva.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com os produtores da agricultura familiar. Os produtos comprados são destinados para compor a merenda escolar de escolas públicas ou órgãos públicos.

O agricultor Ribamar Torres conta que vendeu toda produção anterior para o Governo, mas até agora não recebeu nada. “O pior é que essa última produção nem mesmo o governo quis e estamos há 30 dias sem receber nada”, afirma Ribamar.

Os agricultores do povoado Soinho destacam, ainda, que parte da produção chegou a ser vendida a R$ 30 centavos, mas o valor não compensou os custos. O jeito encontrado por eles foi doar mais de 2 mil quilos de cheiro verde.

No Sul do estado, os agricultores da cidade de Inhuma , também, reclamam que há 12 meses não recebem o pagamento referente ao PAA. “Vendemos a produção em junho do ano de 2013 e até agora, em julho de 2014 não recebemos o pagamento. Precisamos desse dinheiro para continuar com a produção”, reclama José Raimundo Carvalho, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Inhuma.

Em nota enviada a produção do telejornal Piauí TV 2ª edição, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome explicou que é de responsabilidade do Governo do Estado a execução do Programa de Aquisição de Alimentos.

Desde dezembro de 2103 até junho deste ano, o Governo do Estado informou a compra de alimentos no valor de R$ 13 milhões dos agricultores familiares no Piauí. Os recursos são pagos pelo Ministério do Desenvolvimento Social diretamente em conta bancária específica em nome de cada agricultor no mês seguinte ao informado pelo Governo do Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informou que os agricultores familiares que participam do PAA recebem o repasse por meio do cartão do produtor, e portando, o pagamento é feito diretamente pelo Ministério ao trabalhador.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários