Veja os resultados de outras Loterias

Mega
Lotomania
Quina
Lotofácil
Dupla
Timemania
Federal

Agricultores armazenam soja no Piauí para garantir preço melhor na venda

  • Por:  
  • Publicado em Piauí
Publicidade

O período chuvoso semeou otimismo entre os produtores de soja da região de Bom Jesus, no Sul do Estado. A produtividade ficou bem acima do esperado, com cinquenta e uma sacas por hectare. Com a grande produtividade, os agricultores seguram os estoques para garantir preços ainda melhores. Segundo os últimos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a projeção é que a produção de soja no Piauí passe de 1 milhão e 600 mil toneladas de soja.

Para conseguir um preço mais elevado, os produtores de soja estão armazenando o produto. “Nossa produção foi acima do esperado com 51 sacas por hectare, superado o esperado que era de 45 sacas. Com essa sobra dá para armazenar”, explica o agricultor Marcelo Piovezan.

Nas plantações de soja do estado, o que se vê são imagens diferentes das do ano de 2013, período de seca. Com a regularidade das chuvas, o prejuízo da produção anterior vem sendo superado e soja até melhor o preço, custando R$ 61 a saca.

“Hoje, dependemos do mercado interno e não mais o externo. Como quase todos produtores fecham produção antes da colheita, fica mais fácil negociar o preço do produto”, revela o agricultor Celito Piovezan.

Uma das soluções encontradas pelos produtores para garantir a venda do produto em semestre está o armazenamento de grãos. “Vendemos uma parte da produção e guardamos outra para vender nos meses de setembro e outubro. Neste período é quando temos a prestação dos investimentos pegos nos bancos para pagar, além de conseguirmos um preço melhor. Já em novembro, começamos a plantar a nova safra”, explica o agricultor Janir Antônio Dezoirt.


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários