FAO e ministro do Desenvolvimento Social debatem políticas de segurança alimentar

  • Por:  
  • Publicado em Mundo
Publicidade
Relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançado em abril apontou o Brasil como um dos oito países do mundo em que a insegurança alimentar severa atinge menos de 0,5% da população.
O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, reuniu-se na semana passada (28) com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para tratar de temas relacionados à Cooperação Sul-Sul e projetos da FAO no país.
O encontro também abordou a Década da Nutrição, a celebração do Dia Mundial da Alimentação deste ano, entre outros assuntos.
“A FAO tem atuado no Brasil e os resultados são bastantes significativos. Nos últimos anos, acompanhamos os avanços do país para garantir a segurança alimentar.
Destaque FAO e ministro do Desenvolvimento Social debatem políticas de segurança alimentar EBC

A experiência brasileira, sem dúvida, é um modelo internacional que a FAO tem todo o interesse em repassar adiante”, disse o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic.

Atualmente, o escritório da FAO no Brasil desenvolve projeto em parceria com o ministério que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, fortalecendo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Brasil, com ênfase na concretização de uma política de abastecimento e nas ações voltadas à superação da extrema pobreza.

O projeto começou a ser implementando em 2013 e tem colaborado com os resultados das estratégias previstas na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Todos os estados e o Distrito Federal, por exemplo, já aderiram ao SISAN e quase 80% dos domicílios contam com segurança alimentar. Entre as ações para o futuro estão dar continuidade as adesões dos municípios brasileiros ao SISAN e a promover a alimentação adequada e saudável.

Dia Mundial da Alimentação

No próximo dia 16 será celebrado o Dia Mundial da Alimentação, data que também marca o aniversário de 71 anos da FAO. A cada ano um tema diferente é escolhido para compor os debates. Em 2016, as discussões vão girar em torno de “O clima está mudando; a alimentação e agricultura também devem mudar”.

Em parceria com o ministério, a agência da ONU promoverá evento de celebração no dia 18. “O tema das mudanças climáticas deve fazer parte das agendas de todos os países. A produção agrícola deve se adaptar e produzir cada vez mais como menos. A proteção dos recursos naturais é necessária e urgente”, disse Alan Bojanic.

Com informações Agência ONU


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários