Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colômbia

  • Por:  
  • Publicado em Mundo
Publicidade
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, próximo à igreja de San Pedro Claver, em Cartagena, Colômbia, onde participa da cerimônia oficial de assinatura do acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta segunda-feira (26) na cidade colombiana de Cartagena, onde ocorrerá a histórica assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP).
O acordo encerra um período de mais de 50 anos de conflito. O documento foi negociado entre as partes durante quatro anos em Havana, Cuba, e marca o fim de um dos mais antigos conflitos armados do mundo.
Destaque Chefe da ONU participa de assinatura de acordo de paz histórico na Colômbia ONU

Na semana passada, Ban Ki-moon saudou o acordo de paz da Colômbia como uma poderosa mensagem de esperança para o mundo, num momento em que outros lugares são tomados por conflitos armados.

Ban falou sobre o tema na última quarta-feira (21), em um evento durante o Dia Internacional da Paz, logo após o presidente colombiano Juan Manuel Santos ter apresentado a ele e aos membros do Conselho de Segurança da ONU os documentos do acordo de paz.

Falando na Assembleia Geral das Nações Unidas na semana passada, Santos declarou que o seu país estava finalmente em paz, com um acordo que pode servir como um precedente para o resto do mundo.

“Os sinos da paz estão tocando na Colômbia e seu eco é ouvido por todas as nações representadas nesta sala”, ele disse à Assembleia Geral no segundo dia do debate geral anual do órgão.

A porta-voz e chefe de comunicação da recentemente instalada missão de observação da ONU no país, Carolina Azevedo, falou à Rádio ONU sobre a importância do acordo no vídeo a seguir.

Com informações Agência ONU


Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários