Ban diz estar decepcionado com falha de negociações no Sudão

  • Por:  
  • Publicado em Mundo
Publicidade
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou descontentamento com o fato de as partes no conflito sudanês terem falhado em chegar a um acordo de cessar de hostilidades em Darfur e nos dois estados de Nilo Azul e Kordofan do Sul durante a última rodada de negociações.
De acordo com comunicado emitido na quarta-feira (17) pelo porta-voz de Ban, o secretário-geral está “desapontado” com o fato de nenhum acordo ter sido alcançado durante as negociações de 9 a 14 de agosto em Addis Ababa, na Etiópia.
Em comunicado, o secretário-geral pediu que os dois lados do conflito retomem as negociações, obedeçam o acordo e evitem qualquer tentativa de escalada do conflito em Darfur e nas duas regiões.
Ele também reiterou que “não há outra alternativa ao acordo negociado” e enfatizou que o cessar de hostilidades é “o primeiro passo indispensável” rumo a atingir esse objetivo.
Em 8 de agosto, a União Africana chegou a um mapa do caminho para encerrar os conflitos no país, que foi assinado por grupos de oposição sudaneses.
O secretário-geral, na época, pediu que as partes no confronto mantivessem a posição e continuassem trabalhando rumo a um acordo para o cessar-fogo, acesso humanitário às áreas afetadas e um acordo político final por meio de diálogo nacional inclusivo.

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários