UFPR é a primeira universidade federal do país a integrar a Rede Yunus de Universidades

  • Por:  
  • Publicado em UFPR
Publicidade
Em um novo avanço conjunto, a Universidade Federal do Paraná e a Yunus Negócios Sociais assinaram, no último dia 10 de novembro, um termo de cooperação com o objetivo de ampliar a gama de atividades desenvolvidas em parceria.
Trabalhando juntas desde 2013, a Universidade e a organização – que atua no mundo todo como um fundo de risco sem fins lucrativos – já promoveram workshops e seminários, além do Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo e do lançamento do livro “Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais”.
O documento torna a UFPR a primeira universidade federal brasileira e a primeira universidade paranaense a integrar a Rede Yunus de Universidades.
Destaque A assinatura do termo de cooperação aconteceu no Gabinete do Reitor Marcos Solivan A assinatura do termo de cooperação aconteceu no Gabinete do Reitor

“A assinatura deste termo de cooperação marca a possibilidade de novos projetos, novas iniciativas conjuntas, e marca também a entrada da Universidade na Rede Yunus de Universidades”, diz a professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor (Nits), que encabeça as parcerias desde o princípio.

A Rede é internacional e une instituições de ensino superior, centros de empreendedorismo e incubadoras que desenvolvem ações para a promoção dos negócios sociais.

“Nós vamos estar sempre atuando com a Yunus não só na perspectiva de criar estímulos e possibilidades para que os alunos da universidade desenvolvam a sua ação empreendedora e sejam estimulados a criar negócios sociais, mas também na formação de professores que estejam aptos a repassar esse conhecimento para os estudantes”, comenta.

Disseminação de conhecimento

Dentre as atividades oferecidas ao longo dos últimos três anos, cursos de extensão capacitaram professores e estudantes no âmbito teórico, disseminando o tema dentro da instituição e estimulando novas iniciativas. O  curso de Ciências Econômicas da UFPR foi pioneiro na instituição ao criar uma disciplina com foco na área, que já está em sua segunda turma.

Além disso, docentes de outros setores, como Tecnologia e Educação, que participaram das atividades de extensão formativas estão propondo aos seus departamentos a criação de disciplinas semelhantes. “A perspectiva, para os próximos meses, é de criação de uma pré-incubadora e incubadora de empreendimentos sociais”, conta Santana.

Graduada em Ciências Econômicas pela UFPR, Nastassia Romano Leite de Castro representa a Yunus Brasil no Paraná e foi uma das signatárias do termo. Para ela, a área de negócios sociais é onde pôde aplicar seus conhecimentos da graduação para tornar o mundo um lugar melhor, com menos foco na acumulação de riquezas para apropriação de lucro.

A economista explica que esta rede universitária busca gerar conteúdos dentro das universidades sobre negócios sociais e a troca de informações e conhecimento entre as instituições participantes. “São universidades que estão comprometidas a entrar nesse mundo de negócios sociais de uma forma mais ativa para estimular o desenvolvimento de novos negócios, pesquisas e programas de extensão”, aponta.

“Essa parceria é uma grande realização para a Universidade. Nós vamos alavancar uma série de projetos na área do empreendedorismo social”, afirma o reitor Zaki Akel Sobrinho, acrescentando que o acordo possibilita à UFPR agir como agente de transformação da sociedade. “Temos mais de 30 mil jovens aqui dentro que são um exército de transformação e eles precisam compreender essa missão, essa filosofia de vida de buscarmos a nossa felicidade na felicidade dos outros, sobretudo na melhoria da qualidade de vida para toda a humanidade”.

Em 2015, Muhammad Yunus, fundador da Yunus Negócios Sociais e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2006, esteve na UFPR como palestrante do Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo e recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade. Saiba mais sobre a ocasião clicando aqui.

 



Fonte: Universidade Federal do Paraná

Adicionar comentário

Importante: O conteúdo postado neste espaço é de responsabilidade do autor.


Código de segurança
Atualizar

Entre para postar comentários